Maukie - the virtual cat

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cientistas descobrem marcadores genéticos de longevidade






Cientistas americanos e europeus descobriram marcadores genéticos que  poderiam explicar por que algumas pessoas conseguem viver mais de cem  anos.




Paola Sebastiani, do Departamento de Bioestatística da Escola de Saúde  Pública em Boston, e colegas estudaram os genomas de 1.055 pessoas com  idades maiores ou iguais a cem anos e 1.267 pessoas no grupo controle.  Os cientistas identificaram marcadores genéticos bastante diferentes  entre os dois grupos.




"Cremos que a velhice saudável reflita a influência conjunta de fatores  ambientais, incluindo escolhas sobre o estilo de vida, e fatores  genéticos", afirmam no artigo.




Entre os componentes do estilo de vida identificados estão exercícios  físicos e consumo de cigarros. Fatores genéticos, porém, também são  importantes uma vez que pessoas longevas são mais comuns em famílias com  precedentes.




O novo estudo, publicado na revista "Science", quantifica a contribuição  da genética. Os cientistas desenvolveram um modelo que calcula a  probabilidade de que uma pessoa chegue a uma certa idade baseada em 150  marcadores genéticos.




A expectativa de vida em países desenvolvidos é de 80 a 85 anos. Com  base no modelo, o grupo prognosticou, com 77% de acerto, se uma pessoa  irá viver até os 100 anos de idade.




As descobertas, realizadas por pesquisadores da Universidade de Boston e  do Instituto de Tecnologia Biomédica da Itália, abrem caminho para que  pessoas saibam no futuro se têm o potencial para viver muito.




Estudos futuros com esses marcadores também poderiam lançar luz sobre  padrões específicos de envelhecimento saudável e poderiam ser úteis no  desenvolvimento de tratamentos médicos especializados.






FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/760307-cientistas-descobrem-marcadores-geneticos-de-longevidade.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário