Maukie - the virtual cat

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Nasa descobre evidência de vida em Titã, lua de Saturno







Pesquisadores basearam-se em estudos da missão que estuda o planeta. Organismos  vivos poderiam estar se alimentando de hidrogênio e acetileno.


acreditam ter descoberto evidências de que  espécies primitivas de seres vivos poderiam estar morando em uma das  luas do planeta. Isso porque a missão analisou a composição química na  superfício da Titan, a única lua de Saturno com uma atmosfera densa,  segundo especialistas. A conclusão partiu do questionamento sobre a variação na quantidade de  hidrogênio e acetileno em Titan, que poderiam estar sendo consumidos por  organismos vivos. Um dos estudos mostrou que moléculas de hidrogênio da  atmosfera da lua estavam sumindo quando chegavam à superfície.

Outra pesquisa mapeou os focos de hidrocarbonetos na região e descobriu  "buracos" na quantidade de acetileno. Segundo os cientistas, as  substâncias serviriam de alimento.


De acordo com os pesquisadores, se a hipótese for confirmada, ela  representaria uma segunda forma de vida no universo, independente da  ingestão de água, como é na Terra. A partir de análises de lagos  observados na lua de Saturno, os cientistas concluíram que pelo menos um  deles contém hidrocarboneto na forma líquida. O resultado tornaria  Titan o único local no sistema solar, além da Terra, a ter líquido em  sua superfície, dizem os pesquisadores.


 FONTE:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/06/cientistas-da-nasa-descobrem-possiblidade-de-vida-em-saturno.html

Um comentário:

  1. A confirmar-se tudo isto ainda vamos ouvir dizer que alguém se aventurou a ir viver para lá. bj

    ResponderExcluir